sábado, maio 03, 2014

<=/=> Escolhas <=/=>

     Para cada porta que se abre fecha-se outra? a dúvida vem da possibilidade de mantermos sempre um link. Ainda hoje ouvi um trocadilho de tanto errado como mais vale um voando do que dois na mão, O erro com certeza e sem sombra de dúvida, é óbvio. A errada colocação deste trocadilho trouxe-me um alerta e chamou-me a atenção para a forma como fazemos escolhas. Na verdade, como fazemos escolhas? Independente do âmbito de nossas escolhas. como fazemos para separar o melhor ou o caminho a seguir? 
Pela cor dos olhos? 
Pela capa? 
Pela quantidade de páginas? 
Pela qualidade? 
Pela utilidade? 
Pela distância?
Pelos acessórios?
Pelos benefícios?
Pelos desafios?
Pelo salário?

     Dúvida cruel. Em várias opções como decidir aquela que melhor preenche nossas necessidades, aquela que nos coloca cada vez mais perto de nossos objetivos... Você sabe quais são seus objetivos? Quem você quer ser? onde você quer chegar? e o mais importante o que você está fazendo para chegar lá?
     As escolhas pessoais precisam nos fazer evoluir a melhores pessoas e eu não acredito que exista sorte para este processo e sim uma constante procura pois se não fosse assim. Para este processo não existem ferramentas nem indicadores de medida, não existem amorômetros ou satisfatômetros. Ao que de todo acredito que só exista um método, tentativa e erro.
     Já na vida profissional, podem ser utilizados processos de escolhas mais estruturados percebo o quanto assustos ao citar que utilizo destas ferramentas para avaliar as possibilidades pois diferente de uma escolha pessoal, a profissional exige um processo racional de escolha (como havia dito não existem amorômetros) e sim a real necessidade de ser avaliada a possibilidade de gerar satisfação e constante motivação, nosso ser profissional, a cada novo desafio passa a ser cada vez mais exigente com a geração de desafios e reconhecimento e em contrapartida muitas empresas tornam-se cada vez mais avessas a reconhecer gerando o ciclo da desmotivação mas sem um bom desafio como ser auto-motivável? Vários métodos podem ser utilizados, ultimamente utilizo uma matriz swot para comparar as alternativas.
     Ao deparar-se com um momento de escolhas onde não podemos simplesmente testar as opções escolhendo primeiro a porta número depois e uma vez arrependidos, voltar para a porta número 1 ou ainda assim, dar uma espiadinha na porta número 3... não é possível... Mas sempre é possível, avaliar os riscos, os desafios, as perspectivas e a chance desta esolha torna-lo cada vez melhor em qualquer âmbito, pessoal ou profissional pois somos as escolhas que fazemos e a chance de voltarmos atrás, cada vez se torna mais difícil...

Pense, reflita e escolha... lembre-se que é possível voltar atrás porém o processo é sempre mais doloroso do que se avaliarmos nossas decisões antes de as tomarmos.



1 Comentários:

Blogger Vi Castro disse...

Escolhas são sempre difíceis, principalmente na área pessoal. As vezes a gente até sabe que determinadas coisas nos machucam ou fazem mal, mas mesmo assim, insistimos ter por perto. Ai nos cabe analisar e ver se realmente precisamos daquilo ou é o costume que nos guia pra forca...

1:35 PM  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial